Gratidão

Obrigado ícone Linear Do Vetor Do Conceito Isolado No CCB Transparente ...
IF I HAVE SEEN FURTHER THAN OTHERS, IT IS BY STANDING UPON THE SHOULDERS OF GIANTS.” – ISAAC NEWTON

Estas são as pessoas que moldaram o meu caminho na área da Saúde.

Foi por causa delas que aqui vim parar, foi e é com a ajuda delas que faço este caminho ainda e sempre. A lista nunca estará fechada, nem nunca poderá ser totalmente justa – mea culpa, sou apenas humano. Mesmo aqueles que só tocaram a minha vida brevemente, deixaram uma ou mais páginas escritas na minha “wikipédia interior”. A todos um sincero obrigado.

(A ordem é cronológica, do mais recente para o mais antigo.)

Osteopata extremamente cuidadoso e competente, bastião português da Osteopatia Clássica, indivíduo diferente, interessante, e generoso, apresentou-me um mundo novo onde os casos mais difíceis e estranhos às vezes têm soluções bem mais simples e completas do que as que esperamos.


2023 – Marco Silvestre

Autodidacta incansável e um positivista invencível, este engenheiro mecânico fez toda a diferença no meu entendimento do tratamento do Cancro, seja ao nível dos mecanismos coadjuvantes ou da atitude terapêutica. Há clientes que nos fazem crescer muito!


2023 – Rodrigo Melo

Outra médica funcional que presta grande atenção aos seus clientes, dedicada e humana, especializada no equilíbrio hormonal sexual e na medicina estética, mas com grande visão integrativa e competências em variadas áreas, tem sido um prazer trabalhar em aliança com ela na clínica Blueberry. Juntos vamos mais longe e somos mais fortes, conseguimos ajudar melhor os nossos clientes!



2021 – Mariana Alves

Nutricionista clínica por excelência, permanentemente estudiosa das “franjas” da ciência médica e nutricional e sempre com um olho crítico em tudo, guerreira do dia-a-dia com 4 filhas, tem sido uma mentora involuntária de grande valor, além duma franca amiga. Sempre capaz de separar o trigo do joio e apontar para o mais pragmático e importante.


2019 – Carmo Cabral

Altamente experiente em Fisiologia Humana, autora do livro “Perder a Barriga Sem Fazer Abdominais” e não só, uma profissional absoluta e uma boa amiga, foi com muito gosto que pude partilhar com ela numa série de “lives” em que muito aprendemos e ensinámos sobre os problemas que mais afligem os nossos clientes, e sobre a importância de integrar nutrição, exercício, e bons hábitos de vida. Sempre verdadeira e confiável.


2019 – Teresa Manafaia

Nutricionista Funcional muito humana, experiente e amiga generosa, e também combatente na superação pessoal, autora do livro “A Saúde dos nossos Descendentes”, introduziu-me aos primeiros ambientes de trabalho na área, e continua a mostrar ao mundo como é que se cuida das pessoas com problemas de Tiróide – as que já nasceram, e as que ainda vão nascer!


2019 – Cátia Miranda

Mais um herói de superação pessoal transformado em profissional de saúde, ele tem sido o médico naturopata mais equilibrado e integrativo que eu já conheci a procurar, filtrar, compilar e redistribuir o conhecimento científico e clínico e a sabedoria de como curar o sistema digestivo. O seu livro “Healthy Gut, Healthy You” é um marco para leigos e técnicos, o seu podcast de medicina integrativa é um valioso exercício de equilíbrio entre as medicinas alternativas e tradicionais, e a sua fórmula entérica e probióticos são dos poucos produtos mundiais em que posso confiar para aqueles casos extremos dos quais todos os outros desistiram.


2019 – Michael Ruscio

Nutricionista Funcional atenta e calorosa, também com uma história pessoal de superação, foi a colega que me permitiu fazer o estágio curricular em Nutrição. Com ela pude ver o carinho, apoio e atenção que podemos e devemos dar aos nossos clientes. Não chega corrigir o metabolismo, também precisamos de nos sentir acolhidos!


2017 – Rosa Pires

Terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa, cozinheira e aventureira destemida, e também uma boa amiga com outra história de superação pessoal, mostrou-me que não existe “só uma resposta certa” para cada problema de saúde, e que há muitos caminhos válidos para chegar ao objectivo. Temos que desbravar o nosso!


2014 – Marta Dinis

A primeira médica funcional que conheci. Luso-americana, uma jóia de pessoa, grande mestra do equilíbrio hormonal, com uma longa experiência e também batalha pessoal. Numa consulta antes de eu me tornar nutricionista, enquanto eu “desbravava” esta coisa da saúde, comentou para meu espanto: “You fixed yourself!… There’s not much more I can do!” Mas ainda assim pôde mostrar-me bastante da filosofia do Institute of Functional Medicine.


2013 – Filomena Trindade

Nutricionista e Farmacêutico com enorme experiência, pioneiro da prática Funcional no Brasil e um ser humano muito desenvolvido, foi quem me mostrou que um nutricionista precisa de saber interpretar análises clínicas tão bem ou melhor que os médicos, para poder realmente contribuir para a recuperação e prevenção do cliente. “Se o normal é doente, então eu quero ser anormal!!”


2013 – Gabriel de Carvalho

Médico naturopata controverso e sem remorso, incansável buscador de soluções médicas, bravo batedor de caminhos no reino da inflamação e autor prolífico de artigos e manuais técnicos, ele vê mais longe e mais amplo que a maioria, e é pioneiro de protocolos que outros irão usar nas condições crónicas. Com ele aprendi sobre o poder e segurança dos compostos das plantas, a importância do tratamento multifactorial para doenças multifactoriais, e o quão sobre-diagnosticados e sobre-medicados nós aqui estamos no mundo “ocidental”.


2013 – Alex Vasquez

Autor terra-a-terra dos êxitos “Paleo Solution” e “Wired to Eat”, ex-Vegan que muito sofreu até encontrar soluções para a sua saúde, e co-autor do belo tratado de sustentabilidade alimentar “Sacred Cow”, amigo por correspondência e podcaster incansável, sempre primou por uma honestidade e foco na resolução objectiva dos problemas de saúde (e do sistema de saúde) que muito apelou ao meu passado de engenharia. A sua atitude “bullshit free” é um exemplo refrescante no panorama norte-americano. “Try it for 30 days, see how you look, feel, and perform, then get back to me. What do you got to lose?”


2013 – Robb Wolf

Outro perfil autodidacta e de superação pessoal, além dum amigo generoso, a escola Nutriscience e a comunidade especial de técnicos de saúde que reuniu foi instrumental na minha descoberta prática da medicina e da nutrição funcionais. Aí tive acesso aos conceitos e conhecimentos de ponta que estavam dolorosamente em falta na cultura “mainstream” da saúde, como por exemplo a inflamação crónica de baixo grau, a hiperpermeabilidade intestinal, e a imunosenescência. Foi também quem me levou a iniciar a licenciatura em Nutrição, e até hoje as suas apresentações permanecem como o paradigma do “orador em palco”.


2012 – Pedro Carrera Bastos

Ex-competidor de corrida, exemplo do bom envelhecimento e de vigor, autor do blog “Mark’s Daily Apple” e do livro “Primal Blueprint”, foi um dos motores principais que tornou prático e sensato aplicar o padrão de vida Ancestral à vida moderna, e não só. Um verdadeiro guerreiro na luta pela recuperação da saúde natural, foi ele a minha porta de entrada para a constelação norte-americana das disciplinas “funcionais” (exercício, nutrição e medicina).


2011 – Mark Sisson

O misterioso autor do blog “Canibais e Reis” desapareceu sem deixar rasto, mas nos idos de 2010 foi fundamental para expandir a minha mente e questionar os dogmas médicos, nutricionais, e de exercício, e considerar a simples realidade de sermos Animais Humanos, parte dum sistema ecológico próprio, que não pode ser ignorado sem pagar uma elevada fatura.


2010 – “O Primitivo”

Médica de Medicina Interna com larga experiência e espírito aberto e integrativo, amiga altruísta, hoje em dia centrada no poder da mente sobre o corpo, e também alguém com uma história pessoal de superação de doença crónica, foi quem me apresentou a conceitos tão “loucos” como a dieta “paleo” e as sensibilidades alimentares. Nas trincheiras da saúde foi mais além do dever e permitiu-me descobrir aquilo que estava mal no meu organismo e apontar-me na direção certa para aprender, enquanto os restantes médicos se contentavam em apenas tapar os meus sintomas.


2005 – Minnie Freudenthal

Mal sabia esta moça, que no ano 2000 cometeu o erro estratégico de casar com um engenheiro informático, que ele um dia se tornaria no seu nutricionista favorito. Foi só devido ao seu apoio logístico e moral que fui capaz de fazer a conversão profissional, e foi devido a isso que pude aumentar a nossa saúde e qualidade de vida. Entrelaçados estamos, desde sempre. Só assim se pode avançar.


2000 – Patrícia Correia